Home Localização Contato  
Tucunaré

SÓLIDOS TOTAIS EM SISTEMAS AQUÁTICOS

(AQÜICULTURA)

Helcias B. de Pádua (e.mail:helcias@ifxbrasil.com.br  -  tel. 0xx11-3078.1120)

Das possíveis variáveis a serem utilizadas para caracterizar, qualificar e quantificar a qualidade das águas quanto da "cobrança pelo seu uso", não só da aqüicultura, serão sem dúvida alguma,  à presença dos sólidos totais nos corpos d' água.

Sólidos: Todos os materiais presentes na água, com exceção dos gases dissolvidos, contribuem para a carga de sólidos presentes (corpos d’ água). São classificados em: sedimentáveis, em suspensão, colóides e dissolvidos. Na prática considera-se como: "os sólidos em suspensão e os sólidos dissolvidos totais".

Os sólidos em suspensão são os: sedimentáveis e os não sedimentáveis. Os sólidos sedimentáveis são aqueles que se depositam quando se deixa a amostra da água em repouso por uma hora. Logicamente com os não sedimentáveis, tal fato não ocorre.

Os sólidos dissolvidos totais incluem os coloides e os efetivamente dissolvidos. São as partículas que passam por membrana filtrante com poro igual a 1,2 micra. Sendo apresentados como:

- os voláteis que se volatilizam na temperatura inferior a 65ºC; tanto podem ser os sais minerais como os sólidos orgânicos.

-os fixos que não se volatilizam a menos de 65ºC.

Em águas naturais os sólidos dissolvidos dão idéia da:

  • taxa de desgaste das rochas por intemperismos;
  • área com altos índices pluviométricos, com a presença dos sólidos dissolvidos totais;
  • característica litológica (rochas) da região, através dos íons presentes na água; lembrar que são os sedimentos (solo) que determinam primordiamente as características físicas e químicas das águas
  • salinidade do meio (condutividade); são os sólidos dissolvidos fixos

obs..: em águas já utilizadas, além dos itens acima, incluem-se sem dúvida alguma, os dissolvidos orgânicos e minerias introduzidos pela atividade, em questão...

Obs..: a) alta concentração de Sólidos Dissolvidos Totais, pode ocasionar alterações de sabor ; b) alta concentração de Sólidos em Suspensão significa maior turbidez, baixa produtividade e menor transparência ou menor capacidade de penetração da luz. c) a quantidade de Sólidos Suspenso Voláteis no sistema aquático dá idéia da capacidade de degradação anaeróbia e do conteúdo orgânico tanto das águas, como dos sedimentos.

*Os Sólidos Suspensos Totais; -SST, são caracterizados através de amostras líquidas (mg/l) ou sólidas (%), com a finalidade de se verificar a possibilidade de degradação aeróbia/anaeróbia dos sólidos em suspensão (M.E.S.T.), tendo sido empregado também quando em sólidos totais sedimentados, para estimar o conteúdo orgânico do sedimento, em corpos d'água. Obrigatoriamente, estas variáveis devem ser monitoradas, quando da utilização de tanques de engorda e represas antigas ou em sistemas em recuperação. Outras determinações, parciais ou não, com relação aos sólidos suspensos podem ser feitas, como: filtráveis; não filtráveis, fixos; voláteis, sedimentáveis.

Apostilas  
Artigos
Eventos
Fotos
Links
Peixes
Pesque-Pague
Vendas
Fale Conosco